terça-feira, 26 de outubro de 2010

Casa França Brasil Exposições

Rua Visconde de Itaborai, 78 Centro, Rio de Janeiro, RJ.

  • Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
De 11 de setembro a 21 de novembro de 2010
Abertura: 11 de setembro de 2010, sábado
               15h, no Paço Imperial e ocupações na cidade, e
               17h, na Casa França-Brasil, com performance de David Medalla e uma homenagem da Mangueira Helio Oiticica.

Entrada Franca 
 
A Casa França-Brasil, juntamente com o Paço Imperial, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), recebe parte de destaque da obra de Hélio Oiticica. A Casa abrigará os penetráveis “Éden” e “Gal”, ambos de 1969, PN27 "Rijanviera" (1979); o parangolé “Capa Feita no Corpo” (1968), e os filmes “Agripina É Roma Manhattan” (1972), e “Brasil Jorge” (1972). Haverá ainda documentação sobre as obras expostas na instituição. No dia da abertura, o artista David Medalla fará uma performance e haverá uma homenagem da Mangueira a Helio Oiticica. 

A exposição, a mais completa sobre o artista já realizada, tem curadoria de César Oiticica Filho e Fernando Cochiaralle e conta com amplo projeto educativo, além de exibições de vídeos e processos do artista. Museu é o Mundo investe integralmente na afirmação de Oiticica e dispõe obras do artista instaladas em espaços públicos do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Rio: Praças XV e do Lido, Aterro do Flamengo, área externa do MAM, Centro Cultural Cartola (Mangueira) e estação Central do Brasil.

"Hélio Oiticica – Museu é o Mundo"

Visitação às ocupações na cidade (transporte gratuito)
Partida: Casa França-Brasil, sábados e domingos, às 11h30 e 15h30.
Vagas limitadas. Inscrições com 30 min de antecedência no local.
Contato: educativoheliooiticica@gmail.com
Telefone: (21) 2215-5162

  • PROJETO COFRE VISTA (2010)
Período: 18 de setembro a 07 de novembro de 2010
De terça a domingo, das 10h às 20h
Monitores no local
Entrada Franca

Com o objetivo de valorizar a arquitetura do prédio histórico da Casa França-Brasil e viabilizar a exposição de trabalhos de arte contemporânea, a linha curatorial da programação está orientada para a realização de obras concebidas especialmente para os espaços da Casa. Com esta idéia norteando a ação cultural em artes visuais, grandes instalações ocupam o Salão Principal e as Salas Laterais, e um novo espaço será ocupado por um trabalho de arte. Trata-se do Cofre, uma sala de 2,40m² sem função definida desde a transformação do prédio em centro cultural. A primeira artista convidada a criar uma obra para o cofre é Cristina Salgado, (Rio de Janeiro,1957). Formada em Biologia, cursou mestrado em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UERJ e doutorado em Artes Visuais, na escola de Belas Artes da UFRJ. Foi artista residente no Yorkshire Sculpture Park, Inglaterra (1991), no Chelsea College of Arts and Design, University of the Arts London, Londres. É professora adjunta no curso de Design, na Pontifícia Universidade Católica desde 1993 e no Instituto de artes da UERJ, desde 1997. Durante 2009 foi professora no curso de Fundamentação, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Com exposições individuais e tendo participado de diversas coletivas, Cristina Salgado possui trabalhos em coleções públicas, como a Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Coleção João Sattamini, Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Shell do Brasil, UECLAA/ University of Essex, Colchester, Inglaterra; British Council, Rio de Janeiro.

O trabalho idealizado pela artista para ocupar o cofre da Casa França-Brasil é “Vista”, que se amalgama ao próprio espaço, como se participante da mesma estrutura. 

Um drapeado rosado ocupa toda a extensão da parede do fundo do cofre, tendo ao meio, uma estreita faixa central de cor vermelha. O principal material utilizado é um tecido emborrachado e sua visualidade conota um acúmulo de pele, a parte externa de um corpo. A artista lida com o embaralhamento entre interioridade e exterioridade, seu tema recorrente. Cofre e “Vista” se associam para a produção sentidos entre organismo, valor, sufocamento, desvelamento.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário